Eae pessoal, hoje é Dia das Mães então nada mais válido do que um The Thirteen especial para esse dia. Não tem planos para hoje? Então faça uma sessão de filmes! Aqui escolhi mães de todos os tipos para todos os gostos, filmes de terror provam que mãe não é tudo igual. Então façam pipoca e chamem sua mãe/seus filhos para assistir essa seleção que fiz para vocês. E Feliz Dia das Mães!
Aviso 1: Pode conter spoilers.
Aviso 2: A ordem listada não reflete necessariamente a relevância das personagens, sendo que para esta que os vos fala, se fosse haver uma classificação, todas mereceriam o primeiro lugar.
Beverly Sutphin
Filme: Serial Mom (1994) | Atriz: Kathleen Turner
Eu gostaria de começar esta lista com alguém como Beverly. Ela seria uma mãe perfeita de um comercial de margarina, passiva, educada, se limita a cozinhar e cuidar da casa e família - mas eu não faria tal coisa! Beverly é muito mais do que essa aparência de perfeita dona-de-casa. É sim perfeccionista e dedicada a seus filhos, e por esse motivo ninguém deveria irritá-la. Nunca. O filme está mais para humor negro do que terror, mas eu preciso fazer tal recomendação, Serial Mom é um filme perfeito para o Dia das Mães.
Trailer:
Rose da Silva
Filme: Silent Hill (2006) | Atriz: Radha Mitchell
Duvido que Rose sabia onde estava se metendo quando adotou Sharon, mas ela não desistiu dela mesmo quando foram parar em Silent Hill, uma coragem que merece ser lembrada. Rose poderia ter desistido, ainda mais quando ela conheceu a história por trás de Sharon mas mostra toda sua força e desejo de encontrar a filha. É muito interessante que o filme seja protagonizado por mulheres e os temas que ele aborda, incluindo a relação mãe e filha.
Trailer:
Mother Firefly
Filme: The House of 1000 Corpses (2003), The Devil's Rejects (2005) | Atriz: Leslie Easterbrook
Quem disse que fazer coisas em família é sempre entediante? Com certeza quem disse não tinha uma família de psicopatas que colecionava cadáveres pela casa, quem ficaria entediado com isso? E deixando a parte a coisa de família-louca-que-caça-pessoas-para-matar, a mamãe Firefly demonstra sempre ser uma mãe carinhosa e cheia de amor por seus filhos.
Trailer:
Sun-Jae
Filme: Bunhongsin (2005) | Atriz: Hye-su Kim
De novo ela por aqui. Nem todas as mães conseguem se entender com suas filhas. A Tae-Su sempre desobedece a mãe e pega seus sapatos, além de mostrar ter mais afinidade com o pai. Assim fica difícil manter a paciência com a filha, ou de não ter um surto psicótico.
Trailer:
Mortícia Addams
Filme: The Addams Family (1991) | Atriz: Anjelica Huston
Para mim uma das melhores! Ela é uma mãe com visual gótico, uma vampira (sem presas), gosta de cortar as flores das rosas e ficar apenas com o caule de espinhos, é musicalmente inclinada, e como todos os Addams, adora a morte. Até mesmo seu nome é uma palavra derivada de "Mors mortis" que é latim para morte e coveiro.
Trailer:
Grace Stewart
Filme: The Others (2001) | Atriz: Nicole Kidman
Esse filme tem uma das melhores viradas de história que eu já vi. Grace vive em uma casa escura por causa de seus filhos que tem muita sensibilidade a luz. Depois que ela contrata novos empregados para a casa coisas estranhas começam a acontecer, seus filhos começam a ver coisas. A um assunto sobre qual eles não falam, algo que a muito foi esquecido pela mãe rigorosa e religiosa... Mas não vou estragar o mistério!
Trailer:
Peyton Flanders
Filme: The Hand That Rocks the Cradle (1992) | Atriz: Rebecca De Mornay
Peyton perdeu seu bebê e resolveu tirar daquela que ela julgou responsável a mesma coisa. Se faz de babá e tenta ganhar o amor da filha de outra mulher, enquanto amamenta secretamente o bebê dela e tenta seduzir seu marido, tentando usurpar completamente a sua família. É um filme de terror para mães.
Trailer:
Margareth White
Filme: Carrie (1976) | Atriz: Piper Laurie
Pobre Carrie, nem toda mãe merece ser chamada de boa mãe. Não bastando ser abusiva e dominadora, a mãe de Carrie também era uma fanática religiosa e tudo em relação ao corpo feminino configurava em pecado para ela, fazendo a adolescência da filha ser bem mais difícil do que precisava. Eu já vi mães mandando os filhos para o quarto de castigo, mas Margareth preferia o velho armário especialmente decorado para rezar e pedir perdão, por horas, ou dias.
Trailer:
Pamela Voorhees
Filme: Friday the 13th (1980) | Atriz: Betsy Palmer
Depois que Jason morreu afogado no Crystal Lake ela entrou em surto psicótico e matou todos os que julgou responsáveis por isso. Tal mãe, tal filho? Bem, ninguém pode negar que ela prezava seu filho mais que qualquer coisa, amor de mãe gente, amor de mãe.
Trailer:
Rosemary Woodhouse
Filme: Rosemary's Baby (1968) | Atriz: Mia Farrow
Rosemary's Baby é um filme que dá o que falar, principalmente para os mais entusiasmados com teorias de conspiração. Para muitos a Rosemary representa uma "Virgem Maria Satânica" que acolhe o filho do Diabo em seu seio, e/ou a sociedade americana ingênua vendida, drogada e manipulada para dar a luz a uma "Nova Ordem Mundial". Não me estendendo em teorias de conspiração e focando na Rose em si, acho que ela é uma mãe que se mostra forte pelo seu filho e fica do seu lado independente das circunstâncias.
Trailer:
Tiffany Ray
Filme: Seed of Chucky (2004) | Atriz: Jennifer Tilly
Tiffany esteve também na nossa lista de Horror Queens, mas agora, falando dela como mãe, algumas pessoas realmente mudam quando colocam um rebento no mundo. Quer dizer, pelo menos Tiffany tentou, mas matar pode ser um vício e roma não foi construída em um dia, então as vezes pode acontecer de alguém merecer ter as tripas arrancadas, não significa que ela não está tentando ser um bom exemplo.
Trailer:
Mrs. Robeson
Filme: The people under the stairs (1991) | Atriz: Wendie Robie
Trailer:
Ellen Ripley | Alien Queen
Filmes: Alien (1979), Aliens (1986), Alien 3 (1992) e Alien Resurrection (1997) | Atriz: Sigourney Weaver
Filme: The people under the stairs (1991) | Atriz: Wendie Robie
Mais uma vez a gente vê que mãe fanática religiosa + filhos não é uma boa combinação. Alice não pode sair de casa - nunca. Alice tem que limpar o sangue das pessoas que seus pais assassinam enquanto recebe uma bronca. A senhora Robeson é uma mãe exigente e os filhos que não se comportam bem não tem espaço na casa, mas não que eles possam realmente sair de lá.
Trailer:
Ellen Ripley | Alien Queen
Filmes: Alien (1979), Aliens (1986), Alien 3 (1992) e Alien Resurrection (1997) | Atriz: Sigourney Weaver
Ripley é muitas vezes considerada como uma das melhores protagonistas femininas de todos os tempos: Foi anunciada para desafiar os papéis de gênero, particularmente nos de ficção científica, ação e terror. No segundo filme da sequência de Alien, Aliens, ela descobre que sua filha já está morta mas cria fortes laços com uma garotinha que ela conhece em missão, mostrando um forte instinto maternal. Mas não é só de Ripley essa colocação na lista, eu não pude deixar de lado a rainha dos Aliens, que é a colocadora de ovos, logo mãe deles também. Ambas travam uma luta final, uma protegendo sua criança e a outra querendo vingar seus ovos destruídos.