Fiend Club: A arte de Lua Morales


Olá meus caros monstros, como estão? Hoje eu tenho uma novidade pra vocês: uma série de entrevistas (ao menos eu espero que possa ser uma série) com pessoas que tem em seu trabalho elementos mais dark, ou mesmo do terror. E pra estrear com tudo, eu convidei esta bela moça que muitos de vocês já devem conhecer, e ela topou! Pra quem já conhece o trabalho fantástico dela, é mais uma chance de apreciar todo esse talento, e pra quem ainda não conhece, é uma oportunidade excelente de conhecer um pouco sobre Lua Morales e sua arte.

Lua Morales é uma fotógrafa e designer de São Paulo, que também desenha e confecciona lindos acessórios, ou seja: uma artista completa. Começou a fotografar com 16 anos, e se destacou por sua abordagem diferenciada: "Sempre quis fotos mais diferentes do convencional, acho que nunca combinaria com aqueles book´s no parque, vestindo calça jeans e blusa branca" . Com uma proposta diferente e um estilo, diga-se de passagem, notável, Chemical (como ficou conhecida na internet), conquistou diversos admiradores, dentre eles essa que vos fala. Hoje ela está aqui no Fiend Club, cordialmente respondendo algumas perguntinhas sobre a vida, o universo e todas as coisas.


Ghouls: É possível perceber em muitas de suas fotografias a presença de diversos elementos sombrios. De onde vem a inspiração para essas fotos?

Lua: Acho que é algo da minha personalidade mesmo, eu costumo ver beleza nesse tipo de coisa mais "sombria", acho delicado e forte ao mesmo tempo, e é algo que nunca me soou assustador, é extremamente natural pensar na morte e em coisas que remetam a isso, o problema é que a maioria das pessoas foge desse tipo de assunto porque tem medo, mas pra mim é algo meio que "normal" me deparar com esse tipo de pensamento e me inspirar nisso pra algumas fotos, é meio que um "memento mori".


Como foi no começo da sua carreira, pra divulgar o seu trabalho?

Acho que eu nunca pensei em estratégias para divulgar o meu trabalho, eu só postava e a galera curtia e divulgava por si só. Esses tempos eu comecei a tentar ser mais profissional, e isso fez com que a minha fanpage crescesse absurdamente; Acho que é algo que tem que surgir de maneira natural, sem você forçar pras pessoas, se elas gostarem, ótimo! Se não gostarem, tudo bem, vou continuar fazendo (risos). 


Você começou a ficar conhecida na época do fotolog. Desde então, vem conquistando mais e mais fãs. Isso afetou, de alguma maneira, sua vida pessoal e/ou sua visão de mundo?


Ah, nunca curti muito essa história de fã D: sempre tratei as pessoas como eu gostaria de ser tratada (eu interajo o tempo todo com pessoas na internet, e admiro muita gente também) então eu me sinto mega desconfortável com a galera que precisa de alguém pra idolatrar, porque queira-se ou não, você tem uma espécie de responsabilidade com as pessoas que te seguem, e eu não sou lá um bom exemplo de pessoa a ser seguida (risos), então fico desconfortável com isso...Esse mundinho de ser "famoso na internet" é algo super delicado e falso, por isso eu acabei ficando mais fechada com o tempo e me dedicando mais ao meu trabalho do que aos meus "fãs". Acho que se tem algo pras pessoas admirarem é o meu trabalho e só.


Sente que seu estilo de fotografar mudou ao longo do tempo? Acha que amadureceu de alguma forma na área?
 
Nossa, mudou completamente! Hoje em dia eu estou passando por uma fase de mudança em tudo, então acho que isso acaba influenciando meu trabalho também...Eu amadureci um pouco na parte técnica com o passar do tempo, mas acho que preciso amadurecer beeem mais.


De todas as fotos que você tirou até hoje, tem alguma favorita? (ou algumas)
Eu acho que o terceiro ensaio que fiz com a Marimoon (Dark Mirror) é um dos melhores que eu já fiz, porque ele ficou exatamente como eu havia imaginado (e isso é mega difícil).

Marimoon em Dark Mirror. Você pode ver a sessão completa aqui.
Gosta de filmes/séries/animes/jogos de terror? Quais?
 
Siiim! Não sei se o tipo de coisa que eu gosto pode ser considerado de "terror", mas eu curto muito esse tipo de referência. Vou escolher um de cada um, porque a lista é grande. Filme: Entrevista com o vampiro, série: Hannibal, anime: acho que Another, e jogo: Silent Hill. Acho que dá pra ter uma noção do que eu curto (risos), é algo mais sutil do que "terror trash" mas ainda assim é sombrio.


Já leu algum livro que tenha influenciado sua maneira de ver as coisas, em outras palavras, algum livro já foi capaz de provocar algum mudança em você?


Quando eu era bem pequena, eu li "O espelho no espelho" do Michael Ende, eu achei esse livro tão especial, apesar de ser super diferente, acho que ele me influenciou bastante.


Se você pudesse fotografar qualquer pessoa, viva ou não, real ou não, quem seria?

Acho que a Tilda Swinton, sou apaixonada pela beleza dela. 

Anamnesis by chemmychemmy
Se alguém pudesse te conhecer através de uma música, qual seria? 

Acho que a maioria das músicas do Emery são uma boa descrição do que eu penso (risos).

Uma das músicas da Emery, indicada pela Lua: From Crib to Coffin
 Pra finalizar, tem algum projeto fotográfico em mente, que possa falar um pouco sobre?
 
Eu tenho um milhão de projetos, não sei nem por onde começar a contar.


E é isso, pessoal. Espero que gostem dessa entrevista tanto quanto eu gostei. Agradeço, novamente, à Lua por ter separado um pouco do seu tempo pra responder essas perguntas e por ser essa pessoa tão simpática e admirável. Vocês vão poder encontrar mais do trabalho dela nos links abaixo:
Flickr | Fanpage | Blog | Loja


Comentários
0 Comentários