The Otherworld: Poveglia


A ilha de Poveglia pode parecer um retiro paradisíaco para os mais desavisados, mas seu passado é cheio histórias obscuras e inquietantes. Hoje nós viajaremos para lá e vamos conhecer alguns de seus mistérios.
Localizada ao norte da Itália, perto de Veneza, está a pequena ilha Poveglia. Atualmente inabitada, de início abrigou fugitivos de Pádua e Este que tentavam escapar da invasão bárbara. Eventualmente a população foi crescendo e o local se desenvolveu por alguns séculos, até que em 1379, devido a um ataque em Veneza, os moradores tiveram que ser realocados para outra cidade. "A ilha do não retorno", como também é conhecida, permaneceu esquecida, até que em 1645 foram construídas fortificações octogonais – suas muralhas são umas das poucas estruturas que permanecem até hoje - para dificultar o acesso ao local. Em 1776, o local passou a ser administrado por " Magistrato alla Sanità" (algo como a Secretaria de Saúde Pública), e logo se tornou uma zona portuária para cargas e pessoas que iam e vinham de Veneza. E agora você pode estar se perguntando: mas o que tem de assombrado nessa ilha? Calma, estamos chegando lá!

A partir de 1793, dois navios chegaram trazendo diversos casos da Peste, em decorrência disso a ilha passou a ser usada como um local de confinamento para os doentes. As crenças locais falam dos infectados esperando morrer para que seus fantasmas retornassem para assombrar a ilha. Em 1805, sob o comando de Napoleão Bonaparte, o local ainda era utilizado para confinar doentes, até ser fechado em 1814. Porém, durante esse período, acredita-se que todas as pessoas que contraíam a doença eram abandonadas na ilha, homens, mulheres, crianças eram simplesmente deixadas em Poveglia para esperar a morte - e quando ela chegava, os corpos eram jogados em pilhas e queimados. Os que eram enviados para lá - mesmo que inicialmente apenas com suspeita da doença - acabariam morrendo. Poveglia voltou a ser utilizada como uma zona de contenção para os que tinham doenças contagiosas, durante o início do século 20. 

E é aqui que as lendas locais começam a se tornar mais trágicas. Em 1922, as construções foram modificadas para dar lugar a um hospital psiquiátrico. Sabe-se que o tratamento que doentes mentais recebiam antigamente era, em geral, cruel e desumano e não foi diferente para os pacientes da ilha. Sem levar em consideração as crenças locais que dizem que os doentes viam e ouviam os espíritos atormentados daqueles que foram deixados a própria sorte para morrer com a peste, temos o doutor encarregado do hospital que conduzia todo tipo de experimentações com lobotomias e outros procedimentos. Os métodos e ferramentas da época eram limitados e os pacientes sofriam as terríveis consequências. O fim do reinado de terror do doutor, acabou quando este pulou da torre do sino. O mais provável é que tenha sido suicídio mas, assim como todo o resto da história da ilha, há os que acreditem em uma versão mais sobrenatural: que o doutor tenha se suicidado por estar sendo atormentado pelas almas que vagam por lá ou ainda que esses espíritos rancorosos o tenham empurrado da torre! 

Desde o fechamento do hospital, a ilha já foi comprada diversas vezes e, atualmente, se encontra em poder do Estado. As visitas a Poveglia são proibidas e se você se informar com os moradores mais próximos, não recomendada. Mas aqueles que se interessarem em conhecer o que restou do tempo do hospital ou ainda os restos mortais das vítimas da peste, é possível encontrar alguém que te leve lá por uma certa quantia. Caso você não esteja planejando passar suas próximas férias em uma ilha onde milhares de pessoas morreram, mas ainda assim está curioso, alguns programas de tv visitaram o local:
O programa Ghost Adventures visitou a ilha no terceiro episódio da terceira temporada. 
Credibilidade não é forte do programa, mas vale a pena pra conhecer um pouco do local sem precisar ir até lá.


Referências: 

https://en.wikipedia.org/wiki/Poveglia
http://huff.to/IOzOE5
http://bit.ly/1H2T5MV
Comentários
0 Comentários