Haunting Pictures: Olivier de Sagazan


"Inspirado por Francis Bacon e Samuel Beckett, o performer e escultor francês Olivier De Sagazan utiliza argila e tinta para esculpir ao vivo, tendo seu próprio rosto como tela. Seu trabalho retrata a deformidade, transformação e a libertação criativa que ocorre quando se está submerso em terra." (SURGE 2012: Olivier de Sagazan: Transfiguration.)¹

Nascido em 1959 no Congo, o artista francês Olivier de Sagazan vem desenvolvendo há mais de 20 anos uma integração de pintura, fotografia, escultura e performance em seus expressivos trabalhos.


Famoso por sua série de performance intitulada "Transfiguration", na qual constrói camadas de massa e tinta em seu rosto e corpo para transformar, desfigurar e destruir sua própria figura revelando um humano animalístico que busca fugir do mundo físico, de Sagazan evoca uma incrível sensação de violência e destruição sem realmente causar qualquer dano ou prejuízo.

Essa manifestação sensível e detalhada, ainda que brutal, explora o corpo e os sentidos, livres de constrangimentos, status, cultura ou convenção. Sobre sua arte existencialista, o artista diz: "Estou interessado em ver até que ponto as pessoas pensam que é normal, ou até mesmo banal, estar vivo".

Sua "arte corporal" vem ganhando destaque e já foi exibida em galerias de arte, museus e festivais de cinema de diversas partes da Europa, Canadá, Ásia e Brasil. 







Videoclipe de"Transfiguration"


Para ter acesso a mais informações sobre Olivier de Sagazan e conferir mais de sua arte, acesse nefdesfous.free.fr/ (site em inglês e francês). 
Para assistir a mais vídeos de suas performances, acesse youtube.com/user/sagazan.


Referências:

¹Trecho traduzido e adaptado de: http://www.thearches.co.uk/events/arts/olivier-de-sagazan-transfiguration

https://guliverlooks.wordpress.com/2014/01/20/the-work-of-olivier-de-sagazan/

https://fr.wikipedia.org/wiki/Olivier_de_Sagazan







Comentários
0 Comentários