"Aqui você encontrara a verdade - e a fantasia. Cada uma e necessária para que a outra exista; mas cada uma podendo ser reconhecida pelo que é.
Aqui está o conceito satânico por um verdadeiro ponto de vista satânico."
(Anton Szandor LaVey)
A maioria das seitas “satanistas” eram na realidade pagãs e hereges, sendo as primeiras praticadas pelos que cultuavam deuses mais antigos, antes do advento do Cristianismo, e as segundas pelos que adotavam idéias diferentes em relação ao cristianismo.
O chamado Satanismo Moderno é uma filosofia disseminada a partir da década de sessenta por Anton LaVey, autor da Bíblia Satânica e fundador da Igreja Satânica. Diferente do satanismo teísta (que acredita na existência de entidades, deuses e demônios), o satanismo de LaVey não envolve nem um tipo de adoração e considera Satanás como um símbolo da natureza inerente do homem. Seus ensinamentos são baseados no individualismo, hedonismo e na moralidade "olho por olho".
A Igreja de Satã defende todos os seus seguidores das falsas acusações de sacrifícios de crianças e similares. Apesar de não adorar entidades nem demônios, o satanismo de LaVey possui práticas e rituais que adotam o uso da magia. A definição de mágica, segundo LaVey, é: "A mudança em situações ou eventos de acordo com a própria vontade, que poderia, usando meios normalmente aceitos, não ocorrerem" e a justificativa para seu uso é de que:
“O homem necessita do dogma e ritual, fantasia e encantamento. A psiquiatria, apesar de todo o bem que tem feito, tem roubado do homem da maravilha e fantasia que a religião, no passado, o proveu.
O satanismo, realizando as necessidades correntes do homem, preencheu a antiga lacuna entre religião e psiquiatria.”
As Nove Declarações Satânicas da Bília Satânica |
“Satanismo é baseado numa filosofia muito sadia”, diz o emancipado. “Mas por que chamá-lo de Satanismo? Porque não chamá-lo de algo como Humanismo ou um nome que poderia ter a conotação de um grupo de magos, ou algo um pouco mais esotérico – algo menos barulhento”.Há mais de uma razão para isto. Humanismo não é religião. É simplesmente um modo de vida sem nenhuma cerimônia ou dogma. Satanismo tem ambos, Dogma e Cerimônia. Ambos, como já foi explicado, são necessários.”
Concluindo, ser Satanista não é adorar ao demônio e fazer rituais de magia negra, mas sim reconhecer que não existe nada mais poderoso e sagrado do que o Homem. Que a "grandiosidade" e o "poder" de uma pessoa são medidos por suas ações, o seu sucesso e a sua honra, e que todo tipo de vida é sagrado. Amar aqueles que mereçam esse amor, respeitar aqueles que ganharam esse respeito, ajudar quem o ajudaria e desprezar aqueles que o desprezam.²
Para ler A Bíblia Satânica de Anton LaVey clique aqui.
¹ Trecho retirado e adaptado de: http://www.significados.com.br/satanismo/
² Trecho retirado e adaptado de: http://www.apsatanismo.org/aps_frame.html
Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Satanismo
http://www.spectrumgothic.com.br/ocultismo/crencas/satanismo.htm² Trecho retirado e adaptado de: http://www.apsatanismo.org/aps_frame.html
Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Satanismo
http://www.mortesubita.org/satanismo/livros-satanicos/a-historia-do-satanismo/uma-breve-historia-do-satanismo
http://www.mortesubita.org/satanismo/livros-satanicos/biblia-satanica/a-missa-negra/?searchterm=missa%20negra