Uma Breve Introdução Ao Satanismo


"Aqui você encontrara a verdade - e a fantasia. Cada uma e necessária para que a outra exista; mas cada uma podendo ser reconhecida pelo que é.
Aqui está o conceito satânico por um verdadeiro ponto de vista satânico."
(Anton Szandor LaVey)

Desde a Antiguidade, sempre houve deuses relacionados com a Sombra, como o Set egípcio e a Kali hindu, oriundos do Paganismo. Diz-se que algumas das origens do satanismo podem ter começado com rituais de adoração e em honra ao titã Prometeu, ao deus egípcio Seth, ao deus sumério Enki ou ao deus Moloque, adorado pelos amonitas.¹

A maioria das seitas “satanistas” eram na realidade pagãs e hereges, sendo as primeiras praticadas pelos que cultuavam deuses mais antigos, antes do advento do Cristianismo, e as segundas pelos que adotavam idéias diferentes em relação ao cristianismo.

O satanismo foi muito popular e comum nos séculos XVI e XVII nas cortes europeias, mesmo com a rígida fiscalização da Igreja Católica. A França, naqueles tempos, tinha um mercado de satanismo lucrativo, existindo como se fosse uma máfia com integrantes até nas mais altas rodas sociais de Paris. Um dos membros deste grupo era a cartomante Catherine Deshayes, mais conhecida com La Voisin, que passou uma imagem totalmente infame de Satanismo. La Voisin, além de receitar poções de veneno para as damas da corte que queriam se livrar dos seus maridos e amantes, também realizava vários rituais macabros para a diversão dos nobres da corte.

O chamado Satanismo Moderno é uma filosofia disseminada a partir da década de sessenta por Anton LaVey, autor da Bíblia Satânica e fundador da Igreja Satânica. Diferente do satanismo teísta (que acredita na existência de entidades, deuses e demônios), o satanismo de LaVey não envolve nem um tipo de adoração e considera Satanás como um símbolo da natureza inerente do homem. Seus ensinamentos são baseados no individualismo, hedonismo e na moralidade "olho por olho".

Para os satanistas, Baphomet é uma energia da natureza que os motiva a conseguir seus objetivos.

Anton Lavey


A Igreja de Satã defende todos os seus seguidores das falsas acusações de sacrifícios de crianças e similares. Apesar de não adorar entidades nem demônios, o satanismo de LaVey possui práticas e rituais que adotam o uso da magia. A definição de mágica, segundo LaVey, é: "A mudança em situações ou eventos de acordo com a própria vontade, que poderia, usando meios normalmente aceitos, não ocorrerem" e a justificativa para seu uso é de que:

“O homem necessita do dogma e ritual, fantasia e encantamento. A psiquiatria, apesar de todo o bem que tem feito, tem roubado do homem da maravilha e fantasia que a religião, no passado, o proveu.
O satanismo, realizando as necessidades correntes do homem, preencheu a antiga lacuna entre religião e psiquiatria.”
As Nove Declarações Satânicas da Bília Satânica

Quanto ao nome Satanismo, LaVey explica na Bíblia Satânica:


“Satanismo é baseado numa filosofia muito sadia”, diz o emancipado. “Mas por que chamá-lo de Satanismo? Porque não chamá-lo de algo como Humanismo ou um nome que poderia ter a conotação de um grupo de magos, ou algo um pouco mais esotérico – algo menos barulhento”.
Há mais de uma razão para isto. Humanismo não é religião. É simplesmente um modo de vida sem nenhuma cerimônia ou dogma. Satanismo tem ambos, Dogma e Cerimônia. Ambos, como já foi explicado, são necessários.”

Concluindo, ser Satanista não é adorar ao demônio e fazer rituais de magia negra, mas sim reconhecer que não existe nada mais poderoso e sagrado do que o Homem. Que a "grandiosidade" e o "poder" de uma pessoa são medidos por suas ações, o seu sucesso e a sua honra, e que todo tipo de vida é sagrado. Amar aqueles que mereçam esse amor, respeitar aqueles que ganharam esse respeito, ajudar quem o ajudaria e desprezar aqueles que o desprezam.²


Para ler A Bíblia Satânica de Anton LaVey clique aqui.



¹ Trecho retirado e adaptado de: http://www.significados.com.br/satanismo/

² Trecho retirado e adaptado de: http://www.apsatanismo.org/aps_frame.html

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Satanismo

http://www.spectrumgothic.com.br/ocultismo/crencas/satanismo.htm

http://www.mortesubita.org/satanismo/livros-satanicos/a-historia-do-satanismo/uma-breve-historia-do-satanismo

http://www.mortesubita.org/satanismo/livros-satanicos/biblia-satanica/a-missa-negra/?searchterm=missa%20negra
Comentários
0 Comentários