"Primeiramente, por Mal queremos significar o que está em oposição com nossas próprias vontades; é então um termo relativo, e não absoluto. Pois tudo o que é o grande mal de um é o maior bem de outrem."
Nascido Edward Alexander Crowley em 1875 na Inglaterra, mais conhecido como “o homem mais perverso do mundo” ou “Besta 666”, Aleister Crowley se dedicou de corpo e alma em desvendar os mistérios e segredos da magia, indo a fundo na sua busca, não se limitando por nada e experimentando todas as peculiaridades da alma humana, de todas as formas possíveis.
Em 2001 foi descrito como o septuagésimo terceiro maior britânico de todos os tempos por influenciar e servir de inspiração para numerosos escritores, músicos e cineastas, incluindo Jimmy Page, Alan Moore, Bruce Dickinson, Ozzy Osbourne, Raul Seixas, Marilyn Manson entre muitos outros.
Em 2001 foi descrito como o septuagésimo terceiro maior britânico de todos os tempos por influenciar e servir de inspiração para numerosos escritores, músicos e cineastas, incluindo Jimmy Page, Alan Moore, Bruce Dickinson, Ozzy Osbourne, Raul Seixas, Marilyn Manson entre muitos outros.
Vindo de uma família cristã extremamente conservadora, Crowley posicionou-se contra a moralidade religiosa na qual foi criado e defendeu o libertarianismo, sendo autor da frase “faz o que tu queres, pois será tudo da lei”, expressão que o tornou mundialmente famoso. Gostava muito de alpinismo, de poesia e de xadrez. Em 1896, teve a primeira significativa experiência com religiosidade, o que o fez tomar a decisão de abandonar a faculdade sem um diploma e dedicar sua vida ao oculto.
Em 1898 iniciou na Ordem Hermética da Aurora Dourada (sociedade mágica surgida na Inglaterra) onde evoluiu muito rapidamente e se aprofundou nas práticas de Magia Negra e Magia Branda. Devido a uma série de desavenças com colegas, Crowley publicou uma série de rituais secretos da Ordem na revista “The Equinox”, divulgando o ocultismo ao grande público. Em meio a isso, casou-se com Rose Edith Kelly e em 1904 viajaram em núpcias pelo Egito quando, após uma série de rituais, o deus Hórus falou através de sua esposa. O resultado dessas experiências foi O Livro Da Lei, sua obra mais importante.
Aleister Crowley foi também fundador da Thelema, doutrina que prega que cada ser humano, por possuir livre arbítrio, é inteiramente responsável por sua existência e por suas ações, sem ser absolvido ou culpado por nenhum Deus ou Diabo. A liberdade de todo Homem e toda Mulher é, portanto, cultuada, uma vez que, como consta n’O Livro Da Lei, "Todo homem e toda mulher é uma estrela". Grande parte da Magia Thelêmica usa o sexo direta ou indiretamente e tem a união sexual como uma forma de união ao divino.
Em 1905 fundou sua própria sociedade, a Astrum Argentum, dedicada a evolução espiritual utilizando a Lei de sua doutrina. Em 1920, em Cefalú, no sul da Itália, Corwley criou a Abadia de Thelema, local onde, juntamente com seus discípulos, viveu por apenas três anos, sendo expulso da Itália por Mussolini em 1923, supostamente devido a suas práticas perversas e depravadas.
Cerimônia realizada na Abadia de Thelema |
Seus últimos anos foram vividos em Hastings, no Sudeste da Inglaterra, onde uma série de novos discípulos continuaram a receber instruções. Desta época veio sua última obra, consistindo numa coletânea de cartas dirigidas a uma jovem discípula, publicadas postumamente como Magick Without Tears. Faleceu no dia primeiro de dezembro de 1947 vítima de bronquite crônica e complicações cardíacas.
Crowley foi, certamente, a mais importante personagem do ocultismo dos últimos tempos e sua herança estende-se até hoje, seja para aqueles que estudam magia ou até mesmo disseminada na cultura popular, seriados de TV, música, filmes, livros, etc.
Para ver um pouco mais sobre rituais Crowleyanos sob uma perspectiva artística, confira o post Horror Show: Brian Butler.
Outras referências:
<http://www.infoescola.com/biografias/aleister-crowley/>
<http://www.aleistercrowley.com.br/>
<http://www.casadobruxo.com.br/textos/legado.htm>
<http://ocultura.org.br/index.php/Aleister_Crowley>