Ah, Castlevania. Quantas horas perdidas no incrível primeiro jogo de 8bits da série. Saudades destruir a parede e comer um frango! Anh, oi! Não tinha visto os meus pequenos demônios. Hoje vamos falar de DOIS jogos que eu gosto bastante (preparem as pedras), Castlevania 64 e Castlevania: Legacy of Darkness (também conhecido como Castlevania 64-2)
Castlevania é uma franquia de jogos lançada pela Konami, seu primeiro jogo foi lançado em 1987, para o nosso saudoso e querido "Nintendinho". Desde então, mais de 25 jogos (!!) já foram lançados para diversos consoles de quase todas as empresas, e quando falo pra quase tudo, falo sério mesmo, tem Castlevania até para CELULAR!
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Se você reparar em quase todas as fases o uso da cor azul junto com o laranja é usado. |
A história de Castlevania é sempre diferente de jogo pra jogo, mas pode-se resumir em: sentar a porrada em monstros como zumbis, golems, fantasmas e o ceifador. Os jogos também costumam usar elementos e inimigos mitológicos. Depois de bater em um monte de monstros, resolver alguns puzzles no estilo Metroid ou MetroidVania (sim, essa classificação existe mesmo, dá uma googleada ai) é hora de sentar a porrada no Dracula e salvar o mundo, sendo você um maluco de chicote, o Alucard, uma menina que solta poderzinho das mãos, enfim, não importa quem ou o que você é, desde chute a bunda do Dracula.
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"Oi Aranha" |
Agora que vocês já conhecem um pouco de Castlevania, vamos falar do que viemos falar, Castlevania 64 e Legacy of Darkness. Castlevania 64 e C. Legacy of Darkness saíram em 1999 para o Nintendo 64, ambos são extremamente injustiçados, pois foram os primeiro Castlevania com personagens poligonais e definiram muito algumas diretrizes que os jogos posteriores teriam. Enfim, a história de Castlevania 64 é Reinhardt (que é um dos descendentes dos Belmont e Carrie (que é descendente de Sypha) estão investigando sumiços estranhos das crianças que moravam na vila. Nas suas investigações, conhecem um moleque chamado Malus que por acaso é um receptáculo da alma do Drácula. Em C. Legacy of Darkness, a irmã de Cornell, Ada, foi raptada pelo Drácula junto com as crianças da vila. Cornell consegue salvar sua irmã, mas não consegue derrotar inteiramente o Drácula (coisa que Carrie e Reinhart fazem depois). Ainda na história do jogo, temos mais um personagem, Henry. Henry usa como arma, UMA ARMA DE VERDADE e está lá para salvar as crianças, em nenhum momento ele se confronta com o Drácula. C. Legacy of Darkness não faz parte da história oficial, da linha do tempo de Castlevania, sendo assim, é um Spin-off.
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Reinhardt fazendo carão e desejando vida longa às inimigas. |
Tecnicamente falando, os dois jogos são quase idênticos, inclusive, na fita (cartucho) do Castlevania 64-2 você pode jogar o Castlevania 64 também. Basicamente, é um DLC na época em que nem existiam DLCS. A jogabilidade do jogo 1 para o 2 melhora um pouco, visualmente o jogo dá uma pequena melhorada, as mecânicas ficam mais mais precisas, ainda que muito parecidas com as do primeiro jogo. Castlevania 1 e 2, mantém a mesma atmosfera de MetroidVania, mesmo em um ambiente 3D, existem puzzles, lugares que você só chega com determinados itens, melhoria gradual nas armas, enfim, é um jogo bem fechadinho e com muitos aspectos positivos. Os jogos são muito bons, uns dos meus favoritos para o Nintendo 64 (<3), mas eles foram absurdamente abafados por Castlevania: Symphony of the Night, que saiu para o PS1 e era um jogo absurdamente maior. Mesmo assim, acredito que os Castlevania 64 1 e 2 não deram certo por terem saído para um console meio ignorado, o Nintendo 64 é meu console favorito, mas, precisamos entender que os jogos que saiam de empresas third parties para ele geralmente eram bem fracos. Mas divago.
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Tela de seleção de qual personagem se vai jogar dos dois games. Henry, obrigado por ser sensato e usar armadura. |
Considerações finais
A série Castlevania, por si só, já é um must-play, não digo jogar todos os jogos, porque são mais de 25. Em especial, os jogos Castlevania 64 1-2 são muito bons e são muito injustiçados, simplesmente por saírem em um console que não tinha muita visão na época. Claro que, comparado ao Symphony of the Night, é um jogo curto e blablabla bullshit! Ele traz muitas inovações pra série e supera até mesmo alguns Castlevanias 3D mais novos. A história é muito interessante e não perde pra nada para a história dos outros jogos da série. Enfim, deem uma chance à esses jogos, eles merecem!
História: 9/10
Susto: 6/10