Beetlejuice



Uou esse post ficou maior do que os de custume. Mas é difícil não querer falar de Beetlejuice sem parar. Ele é um filme de comédia e terror com uma pitada de bizarro, dirigido por Tim Burton em 1988. E apenas citar que tem a mão de Tim Burton no meio que a gente já sabe que deve ser incrível.


[Spoiler]
Adam e Barabara Maitlan são um casal bobinho que moram em uma cidade tranquila, Winter River. Eles estão passando as férias em casa, sendo importunados ocasionalmente por Jane, que é louca para vender a casa deles por julgá-la muito grande para um casal sem filhos. Em uma bela manhã ao voltarem para casa um cachorro cruza o caminho do carro e faz eles baterem - e logo após cairem em um rio. Eles chegam em casa ensopados e vão se esquentar na lareira acessa - que nenhum deles lembra de ter acendido e na verdade, nenhum deles lembra como foi que chegaram em casa. Adam tenta sair de casa e descobre que eles não podem fazer isso: tudo ao redor da casa para eles é um deserto bizarro que parece pertencer a outra dimenção onde o tempo passa muito mais devagar. Adam fica ali pelo o que parece não ser mais de um minuto e assim que volta Barbara lhe conta que na verdade esteve lá por horas.Novamente em casa, os Maitland encotram um livro que eles não se lembram de ter, intitulado "Manual para os recém-falecidos" fazendo-os finalmente perceber que estão mortos.


Mesmo parecendo a chance de passar a eternidade juntos em sua amada casa, aquilo estava prestes a mudar, já que Jane não perdeu tempo em por a casa a venda. e logo se muda uma outra família, que não tem nada  de parecido com eles; Os Deetzes são nova-iorquinos detestáveis, Charles é um ex agente imobiliário que detesta perder dinheiro, sua segunda esposa Délia é uma aspirante a escultora... o que dizer da arte dela?... bom, ela realmente combina com o filme. E tem a filha de Charles, Lydia (Winona Ryder). Ah Lydia. Lydia é uma garota de 12 anos de idade gótica, cheia de angústia e se sente isolada do mundo. Ela é estranha e incomum. E eu vou apenas terminar este parágrafo declarando o meu amor por ela haha.

Delia junto com o designer de interiores Otho, transforma a casa em um pedaço de mau gosto de arte moderna em tom pastel. Só resta aos Maitlands tentar afugentar essa nova família, pena que eles são terrivelmente ruins nisso, decidindo então contatar Betelgeuse, um "bio-exorcista".
[/Spoiler]


Trilha Sonora

Foi composta por Danny Elfman e Harry Belafonte. Danny tem o estilo operístico e dramático, ele compôs as músicas-tema para The Nightmare Before Chrismas, Os Simpsons, Tales from the Crypt, Dilbert e Desperate Housewives. Harry Belafonte popularizou o ritimo caribenho nos Estados Unidos nos anos 50, sendo apelidado de "Rei do Calipso". A sua música toca em cenas que deixa o filme ainda mais divertido. 
A trilha sonora entrou na Billboard em 145° lugar, chegando duas semanas depois em 118° lugar e permaneceu num total de seis semanas na parada.

01. Main Titles - Danny Elfman
02. Travel Music - Danny Elfman
03. Book / Obituaries - Danny Elfman
04. Enter...The Family - Danny Elfman / Sand Worm Planet - Danny Elfman
05. Fly - Danny Elfman
06. Lydia Discovers - Danny Elfman
07. In The Model - Danny Elfman
08. Juno's Theme - Danny Elfman
09. Beetle Snake - Danny Elfman
10. Sold - Danny Elfman
11. Flier - Danny Elfman / Lydia's Pep Talk - Danny Elfman
12. Day O - Harry Belafonte
13. Incantation - Danny Elfman
14. Lydia Strikes A Bargain... - Danny Elfman
15. Showtime! - Danny Elfman
16. Laughs - Danny Elfman
17. Wedding - Danny Elfman
18. Aftermath - Danny Elfman
19. End Credits - Danny Elfman
20. Jump In Line (Shake, Shake Senora) - Harry Belafonte

Você pode ouvir ela completa aqui.

My whole life is a dark room. One. Big. Dark. Room.

 Considerando a escala e o alcance dos efeitos, que incluiu stop motion, animação de substituição, maquiagem protética, marionetes e tela azul , sempre foi a intenção de Burton fazer com o estilo semelhante aos filmes B com os quais ele cresceu quando era criança. "Eu queria fazê-lo parecer mais barato e propositalmente com uma aparência falsa", ele disse.
Beetlejuice é bizarro na medida certa. Tem minhocas de areia (E elas são TÃO bizarras e legais), as 'scares-face' de Barbara e Adam, a recepcionista morta, a dança calipso (Essa soundtrack é perfeita) e o comercial do Beetlejuice, tudo pequenos grandes elementos do filme que você se apaixona.

Se você nunca viu Beetlejuice, você tem algo para se envergonhar sobre! Eu lembro inclusive de ser apaixonada pelo desenho, que foi lançado após o sucesso do filme, com quatro temporadas produzidas pelo próprio Tim Burton, e eu nem me lembro muito bem do desenho, mas lembro de ter a fase de repetir Beetlejuice 3x várias e várias vezes para tentar ter algum sucesso. Sempre invejarei Lydia por isso.


Desenho animado Beetlejuice - 1989

Possível Continuação

Já faz um tempo que começou os boatos de uma continuação, porém a ideia de sequência para Beetlejuice já vem desde 1990. Para lhes contar de uma forma resumida:

-Em 1990, Burton contratou Jonathan Gems para escrever uma sequência intitulada Beetlejuice Goes Hawaiian - "Tim achou que seria engraçado para combinar com o pano de fundo de um filme de surf com algum tipo de expressionismo alemão , porque eles são totalmente errados juntos" Gems disse. Michael Keaton e Winona Ryder concordaram em fazer o filme, mas ambos se distrairam com Batman Returns; 
-Burton ainda estava interessado em  Beetlejuice Goes Hawaiian no início de 1991 e houveram várias tentativas de voltar com os atores;
-Em setembro de 2011, a Warner Bros contratou Seth Grahame-Smith para escrever e produzir uma sequência de Beetlejuice; 
-Em 19 de novembro de 2013, Winona Ryder insinuou um possível retorno para a sequência dizendo: "Eu sou o tipo de jurar segredo, mas parece que pode estar acontecendo. É 27 anos mais tarde. E eu tenho que dizer, Eu amo Lydia Deetz tanto. Ela era uma grande parte de mim. Eu ficaria muito interessada no que ela está fazendo 27 anos mais tarde". E confirmou que ela só iria pensar em fazer uma sequência se Burton e Keaton estivessem envolvidos; 
-Em 14 de fevereiro de 2014, Keaton confirmou que ele tinha falado com Tim Burton sobre a produção de uma continuação, e que as negociações preliminares estavam em andamento.

Seth Grahame-Smith, o responsável pelo roteiro, disse em entrevista:
"Tenho uma leve ideia do que será. Porém - devo enfatizar isso - não é um remake, não é um reboot, é uma verdadeira sequência com Michael Keaton no papel de Beetlejuice. A coisa com que Tim, Michael e eu concordamos, e isso é muito importante para mim, não quero ser o cara que destrói o legado e a memória do primeiro filme. Eu preferiria morrer. Preferia simplesmente não fazer o filme, jogar tudo para o alto, do que fazer algo sem respeito ou que não esteja ao menos perto do nível do primeiro filme. Será uma verdadeira sequência, 26 ou 27 anos depois. O que é bom para Beetlejuice é que o tempo não significa nada na vida após a morte, mas o mundo lá fora é algo completamente diferente".

Eu acredito que todo mundo ficou feliz com essa notícia, confio plenamente no Tim Burton para fazer essa continuação. Torce-mos agora para uma confirmação.



Beetlejuice é um dos melhores trabalhos de Tim Burton, ficou em 10° lugar de bilheteria no ano em que foi lançado. Eu acho simplesmente impossível não gostar desse filme.
Personagens muito bem construídos, principalmente falando sobre a Lydia, que inspirou muitas outras futuras personagens de diversos filmes e desenhos.
Eu acho incrivel como essa combinação de colorido e macabro da certo para o filme. Fiquem ai com um  trailer e vale realmente a pena assistir.





Nota:

Comentários
0 Comentários