Ghosts'n Goblins - A Série


Ghosts'n Goblins é um jogo de 1985, produzido pela Capcom e publicado pela Taito. Sua história é bem simples, a Princesa foi raptada por Lucifer (também pode ser chamado de Astaroth, Sardius ou Samael isso depende da versão que você jogou) o rei do Mundo dos Demônios. O jogo foi distribuído para Arcades, NES e para quase todos os consoles caseiros da época. 


Ficou conhecido por sua dificuldade, poucas pessoas conseguiriam terminar o jogo sem atacar o controle no chão ou dar socos em qualquer coisa (de verdade, não é impossível sair imitando um baterista com  parkinson pela casa). Quando falo que o jogo é um dos mais difíceis até hoje parece brincadeira, mas não é. Pode-se perceber que esse foi um dos primeiros jogos que trouxeram a temática "horror", mesmo que de forma um pouco tosca e clichê. 
Teve diversos remakes pra diversas mídias diferentes. Ultimate Ghosts'n Goblins para PSP; Ghosts'n Goblins: Gold Knights I e II para iOS, nessas versões o cavaleiro Lancelot também estava disponível como personagem jogável.
Importante dizer que a franquia é uma das principais da Capcom, sendo a oitava mais vendida da empresa. O que não é pouca coisa se pensarmos que a Capcom é a produtora de jogos como Megaman e Street Fighter.
Não tem meio termo. É armadura medieval ou samba canção.
O jogo não era lá as melhores coisas técnicas, mesmo em comparação com os jogos que saiam na época. Entretanto, muitos aspectos encontrados vão ser vistos pelo resto da série. O maior exemplo disso é o funcionamento das armas, cada arma altera muito a jogabilidade e faz com que tenha de se agir de formas diferentes em várias partes do jogo caso você não decida passar com uma arma só.
As armaduras também são parte importante, cada uma tem uma habilidade diferente o que novamente faz com que a forma de jogar altere muito. 
  
                                        Ghouls'n Ghosts e Super Ghouls'n Ghosts
Saiu no ano de 1988 para Arcades e mais uma porrada de consoles. Basicamente o jogo estava disponível até mesmo no Brick Game 1000 em 1 que você encontra no camelô mais próximo.
A história era bem similar a inicial "salvar a princesa", a unica diferença nesse jogo é que em determinadas horas você tem de salvar a princesa e em outra o mundo.
O jogo trazia algumas coisas novas, como plataformas que caiam ao você pisar e até mesmo baus que supostamente te dariam itens te transformando em um bebe/pato/seja lá o que aquilo for. Ele te atrapalha o que era bem legal na verdade. 
No ano 1991 o jogo teve um port (um port é adaptar o jogo a uma mídia diferente da que ele foi originalmente desenvolvido) para o Super Nintendo, o jogo era basicamente o mesmo, mas, respeitava todas as limitações de hardware que o Snes tinha. Afinal de contas, um arcade tem muito mais potencia pra jogos do que um console de mesa, mas a vantagem da época de se ter um console caseiro era exatamente essa: jogar os títulos de Arcade na sua casa, mesmo que numa versão mais fraca.
O jogo Super Ghouls 'n Ghosts mesmo que dado como um novo jogo na franquia é muito similar ao do Arcade, entretanto seu maior diferencial é ter instituido o pulo duplo na série.

[Spoiler On] O jogo é ótimo, envolvente e cativante. Entretanto, há o problema quando se finaliza ele. Ao chegar no final do jogo pela primeira vez você não acabou ele. O jogo te manda para o começo novamente para se pegar um poder especial. O grande problema é, ele não facilita o jogo em nada é só mais um poder novo, o que é uma forma safada de se aumentar a longevidade e gameplay do jogo. [/Spoiler Off]
Panfleto usado para divulgar o jogo no Arcade.

                                             Séries que acontecem no mesmo universo
O jogo Gargoyle's Quest I (1990 - Game Boy),  II (1994 - NES e Game Boy) e Demon's Crest (1994 Super Nintendo) são jogos que acontecem dentro do universo de Ghosts'n Goblins. Você joga como FireBrand (também conhecido como "Capetinha") e seu objetivo é salvar o seu mundo (que por acaso é o mesmo dos inimigos do Ghost's). 

O Firebrand tá verde. Parecendo mais um sapo mutante do que uma gárgula, mas tudo bem.
No jogo Demon's Crest a coisa é um pouco diferente, você já salvou seu mundo mas o problema é que existem 6 emblemas mágicos que dão diferentes poderes ao portador. Esses emblemas deveriam estar no mundo humano, mas não se sabe como foram parar no Reino dos Demônios. 
Essa busca pelos amuletos faz com que uma guerra civil demoníaca se inicie. E Firebrand novamente entra em ação. Seus amuletos foram roubados pelo Phalanx, o seu maior inimigo no jogo.
Seu objetivo é recuperar todos os emblemas, podendo novamente restaurar o equilíbrio entre os mundos. Firebrand não faz isso como um gesto altruísta de preocupação com seu mundo, ele só faz porque é o único que conseguiria realizar tal missão.
O jogo já te bota pra cair na porrada sem mesmo você saber os controles. 
A série Maximo's teve dois jogos, sendo: Ghosts to Glory e vs. Army Zin que saíram para Playstation 2 em 2001 e 2003, respectivamente. Totalmente em 3D e traz como personagem principal Maximo. O jogo tem o estilo hack'n'slash, o que significa basicamente: bata em qualquer coisa que se mova.
A história é bem simples, o personagem principal é jogado para o Reino dos demônios e tenta sair de lá, qualquer coisa dita além disso conta como Spoiler.

"Opa, beleza? Eu sou o Maximo".

As mecânicas são bem parecidas com a dos seus antecessores, tomar dano significa perder a armadura e ficar de samba canção. Entretanto, um ponto bem interessante é a morte; em Ghost to Glory, há conversa com o "barqueiro" a cada morte e para você não ser levado tem de se pagar uma quantia, essa quantia por sua vez, aumenta a cada vez que você morre no jogo.


                                                        Considerações Finais

Enquanto você joga, afaste todos os objetos cortantes e coisas que possam machucar a você ou a quem você goste. E se você tem problemas cardíacos NÃO JOGUE...Um infarto por conta do stress vai acontecer, não diga que não avisei. Enfim, se morrer me espere na alameda 32 no inferno.
Mesmo que difícil e estressante, a série é ótima e tem uma importância gigante na história dos jogos. Foi algo novo, revolucionário e até divertido. A história principal não é das melhores, entretanto, gerou tantos outros jogos, com histórias mais pesadas e tão distintas e únicas que merece aplauso. Muitos dos pontos usados nesse jogo são copiados até hoje, então, não se pode simplesmente ignorar uma série desse calibre. 
O jogo não é assustador nem nada do tipo, obviamente que as vezes algumas coisas bizarras aparecem e a dúvida de "o que é isso" também. 
Acredite, a raiva que você vai passar por calcular um pulo errado, o tempo que vai ser gasto para aprender as mecânicas do jogo, o quanto de risada vai dar por ver um guerreiro de cueca correndo com uma lança na mão... Enfim, o jogo tem vários pontos positivos que compensam toda a dificuldade existente no mesmo.
E se você não matou ninguém enquanto jogava a série Ghosts'n Goblins, não vai matar por mais nada na sua vida. Se por acaso vocês souberem de mais informações sobre o jogo, favor compartilhar nos comentários.

Para entender melhor a diferença gráfica e de jogabilidade você tem 2 alternativas, a que eu indico que é comprar ou baixar as roms (no caso dos jogos que não se consegue comprar mais) ou assistir esse vídeo que o cara faz a comparação de quase todas as versões do game.

No caso dessa série em especial as notas dadas vão ser para a série toda, não para cada jogo individualmente, ok? 

História:

Susto:


Comentários
0 Comentários